terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

CARACTERÍSTICAS DO BARROCO

O Barroco é considerado como o estilo correspondente ao absolutismo e à Contra Reforma, distingue-se pelo esplendor exuberante.
Na Pintura as características são as seguintes: 
A ronda nocturna
(De Nachtwacht)
AutorRembrandt
Data1642
TécnicaÓleo sobre tela
Dimensões359 cm × 438 cm
LocalizaçãoRijksmuseumAmesterdão
Objectivo de deslumbramento Surpresa… encenação…luz. Integrando um “espectáculo”
- A pintura barroca caracteriza-se pela irracionalidade
- Ansia de novidade
- Exuberância
- Gosto pelo infinito
 - Dramatismo
 - Heterogeneidade estilística
- Diversidade temática: temas religiosos, profanos, mitológicos, retratos, paisagem, etc.
- Representação do momento
- Sobreposição de formas sinuosas e dinâmicas
- Linha do horizonte abaixo do normal
-União plástica de luz/sombra/cor constrói um espaço que focaliza e define os principais elementos, diluindo os elementos na penumbra.
- A luz é rasante e focalizada, chama a atenção do espectador …orientado a leitura da obra.
Na Escultura as características são as seguintes: 
Arte mais praticada e difundida do barroco
- Rigor da execução (herdado do Renascimento)
- Realismo e naturalismo formal
- Composições livres e abertas
- Anatomia das figuras
 - Proporções
- Pormenores caprichosos
- Expressividade das personagens
- Acentuando gestos, expressões faciais e corporais
- Maior dramatismo
- Cenas em representação com posições em movimento, de instável equilíbrio
-Panejamentos volumosos e agitados
- Contraste das texturas Esculpidas para serem admiradas de um ou dois pontos de observação
 Na Arquitectura as características são as seguintes: 

Linhas opostas umas às outras
- Jogos de claro-escuro e fachadas com elementos estruturais clássicos
- Colunas torças e duplas como elemento decorativo
- Frontões centrais nas fachadas dos edifícios
- Busca da fantasia e do movimento Antítese entre espaços interiores e exteriores
- As plantas das igrejas apresentam grande diversidade de formas: - Curvas, elípticas, ovais, trapezoidais e estreladas Coberturas com cúpulas sustentadas no exterior por contrafortes decorados com volutas
Na arquitectura civil, construção de palácios citadinos -Vilas de reis, pontífices, nobres, alta burguesia. - Plantas em forma de U ou duplo U
- O palácio está em articulação com o meio envolvente.
- Os palácios integraram-se nas cidades com ruas e avenidas rectas,
Largas praças, jardins luxuriantes, fontes extravagantes.
-Surpreendentes fachadas dos palácios com escadarias ritmadas.
 - A arte do jardim redescoberta no Renascimento, foi desenvolvida e enriquecida com bosques
Quanto à arquitetura sacra, as proporções antropomórficas das colunas renascentistas foram duplicadas, para poder percorrer sem interrupções as novas fachadas de pavimento duplo, segundo o modelo da construção de Il Gesú, em Roma, primeira igreja da Contra-Reforma.
 Igreja de Il Gesú - Vignola y Giacomo della Porta 
Roma - século XVI 
 A partir de 1630, começam a proliferar as plantas elípticas e ovaladas de dimensões menores. Isso logo se transformaria numa das características arquitetónicas típicas do barroco.
São as igrejas de Maderno e Borromini, nas quais as formas arredondadas substituíram as angulosas e as paredes parecem se curvar de dentro para fora e vice-versa, numa sucessão côncava e convexa, dotando o conjunto de um forte dinamismo.
O barroco Joanino 
 Em Portugal, o barroco atingiu o seu esplendor na primeira metade do século XVIII, com D.João V.

O Rococó:
é um movimento artístico nascido na França, no início do século XVIII, cerca de 1715. O fenômeno é uma vertente oriunda do Barroco; porém, diferente no ponto de vista. O termo rococó vem do francês rocaille, que quer dizer, concha. Essas, cumprem funções de decoração, que engloba as áreas da arquitetura e da ornamentação de objetos

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