terça-feira, 31 de agosto de 2010

PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS

1º Período

APRESENTAÇÃO: FICHA DIAGNÓSTICA: 2
INTRODUÇÃO: TEMPO: ESPAÇO: 4
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
1. Tratamento de informação/utilização de fontes
2. Compreensão histórica:
2.1. Temporalidade
2.2. Espacialidade
2.3. Contextualização
3. Comunicação em História


TEMA E – EXPANSÃO E MUDANÇA NOS SÉCULOS XV e XVI

E.1. O Expansionismo Europeu

- Rumos da expansão quatrocentista
- A afirmação do expansionismo europeu: os impérios peninsulares
- O comércio à escala mundial
-
E.2. Renascimento e Reforma

- O Renascimento e a formação da mentalidade moderna
- O tempo das reformas religiosas

TEMA F – PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XVII e XVIII

F.1. O Império Português e a Concorrência Internacional

- A disputa dos mares e a afirmação do capitalismo comercial
- A prosperidade dos tráficos atlânticos portugueses e a Restauração

Actividades de Avaliação: 4
Auto e heteroavaliação: 2
TOTAL: 28

2º Período
F.2. Absolutismo e Mercantilismo numa Sociedade de Ordens.
- A economia europeia do Antigo Regime

F.3. O Antigo Regime Português na Primeira Metade do Século XVIII

- O Antigo Regime português na primeira metade do século XVIII
- Um projecto modernizador: o despotismo pombalino

F.4. A Cultura e o Iluminismo em Portugal face à Europa

- A revolução científica na Europa e a permanência da tradição
- O Iluminismo na Europa e em Portugal

TEMA G – O ARRANQUE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O TRIUNFO DAS REVOLUÇÕES LIBERAIS

G.1. A Revolução Agrícola e o Arranque da Revolução Industrial

- Inovações agrícolas e o novo regime demográfico
- A Revolução Industrial em Inglaterra
-
Actividades de Avaliação: 4
Auto e heteroavaliação: 2
TOTAL: 22

3º Período

G.2. As Revoluções Liberais

- Uma revolução percursora: o nascimento dos EUA
- França: a grande revolução
- A Revolução Liberal Portuguesa

TEMA H – A CIVILIZAÇÃO INDUSTRIAL NO SÉCULO XIX

H.1. O Mundo Industrializado no Século XIX

- A expansão da Revolução Industrial
- Contrastes e antagonismos sociais

H.2. O Caso Português

- O atraso da agricultura
- Alterações nas estruturas sociais

H.3. Novos Modelos Culturais

- Os novos modelos culturais

Actividades de Avaliação: 4
Auto e heteroavaliação: 2
TOTAL: 22


COMPETÊNCIAS
DOMÍNIO DAS ATITUDES E VALORES
Ø Adquirir hábitos de discussão e posicionamento crítico em relação à realidade social passada e presente.
Ø Empenhar-se na defesa dos direitos humanos, manifestando atitudes de solidariedade em relação a outros indivíduos, povos e culturas.
Ø Manifestar interesses pela intervenção nos diferentes espaços em que se insere, defendendo o património arqueológico, cultural e etnográfico.
Ø Desenvolver a consciência cívica, atitudes de tolerância e de respeito pelos valores democráticos.
Ø Promover uma intervenção responsável na vida colectiva.

DOMÍNIO DAS APTIDÕES E CAPACIDADES
Ø Interpretar documentos de índole diversa.
Ø Realizar trabalhos de pesquisa individualmente e em grupo.
Ø Utilizar correctamente conceitos.
Ø Recriar situações históricas.

DOMÍNIO DOS CONHECIMENTOS
Tema E – Expansão E Mudança Nos Séculos XV e XVI
Ø Reconhecer os motivos, rumos e etapas da expansão quatrocentista.
Ø Analisar as grandes transformações dos valores culturais e religiosos da Europa no século XVI.
Tema F – Portugal No Contexto Europeu Dos Séculos XVII e XVIII
Ø Caracterizar o Império Português nos séculos XVI e XVII no contexto das grandes potências coloniais.
Ø Caracterizar as estruturas do Antigo Regime.
Ø Conhecer os principais progressos científicos e técnicos dos séculos XVII e XVIII.
Tema G- O Arranque da Revolução Industrial e o Triunfo das Revoluções Liberais
Ø Compreender a desagregação das estruturas do Antigo Regime a partir das revoluções: demográfica, agrícola e industrial.
Ø Avaliar a importância das Revoluções Liberais na formação de uma nova ordem social e política.
Tema H – A Civilização Industrial No Século XIX
Ø Reconhecer a divisão da Europa entre os países industrializados e países em vias de desenvolvimento.
Ø Explicar o atraso agrícola e industrial português.


TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO/UTILIZAÇÃO DAS FONTES

Seleccionar informação adequada ao tema em estudo;

Interpretar documentos de índole diversa;

Realizar trabalhos de pesquisa, individualmente ou em grupo;

Inferir conceitos históricos a partir da interpretação e análise cruzada de fontes.


COMPREENSÃO HISTÓRICA

→TEMPORALIDADE

Caracterizar as principais fases de evolução histórica e os grandes momentos de ruptura no processo evolutivo;

Localizar no espaço e no tempo eventos e processos;

Estabelecer relações entre o passado e o presente;

Explicar dinâmicas temporais que impulsionam as sociedades humanas.

→ESPACIALIDADE

Localizar no espaço, com o recurso a formas diversas de representação.


→CONTEXTUALIZAÇÃO

Distinguir aspectos de ordem demográfica, económica, social, política e cultural.

Relacionar a história nacional com a história universal.

COMUNICAÇÃO EM HISTÓRIA

Utilizar diversas formas de comunicação escrita;

Utilizar correctamente a língua portuguesa;

Analisar e produzir materiais iconográficos;

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