quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

RENASCIMENTO: ESCULTURA

Ghiberti: Portas do Paraíso
 Donatello: David
Também os escultores renascentistas se inspiraram directamente nos modelos clássicos. As suas figuras – nomeadamente a figura humana – são representadas de forma harmoniosa e com um realismo notável para o qual contribui o estudo profundo da anatomia. 
Tal estudo revela o desejo de perfeição que estes escultores sempre almejaram alcançar.
 É igualmente da Antiguidade Clássica que se recupera a representação do nu humano e as figuras equestres. Ghiberti e Donatello são dois nomes grandes da escultura renascentista, mas foi com Miguel Ângelo que ela atingiu um grau de perfeição dificilmente alcançável.
Repara no dinamismo, no vigor ou no dramatismo que este artista admirável consegue imprimir a todas as suas obras!
Agora vou calar-me porque quero, apenas, que te deixes encantar pelas imagens.
Já sabes: para ampliar é só clicar sobre as figuras.


(David: pormenores)





 "foi Miguel Ângelo quem a fez"




















A Pietá (Uma nossa senhora com o filho morto na cruz nos braços da mãe)
Miguel Ângelo









- Pormenores








Miguel Ângelo: Escravo(inacabado) ............ Miguel Ângelo: Escravo













Posso propor um exercício?
Que tal, se comparassem as representações de David feitas por Miguel Ângelo e por Donatello?
Quereriam ambos representar o mesmo aspecto da personagem?
Nota: para quem se não lembra, recordo que David foi o pequeno israelita que derrotou o gigante Golias com uma funda e que, depois, se veio a tornar no mais importante rei de Israel.

CARACTERÍSTICAS
Separação da arquitetura
Realismo
Representação do nú
Estátuas equestres

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