FICHA FORMATIVA
ESCOLA EB 2,3/S DE ALFÂNDEGA DA FÉ
3º Ciclo: 8º ano
1. Lê o seguinte documento.
“ O objectivo de Colbert é tornar o país mais opulento do que todos os outros, abundante em mercadorias e rico nas artes (indústrias artesanais), sem ter necessidade de coisa alguma e com capacidade para fornecer toda a espécie de coisas aos outros Estados. Por consequência, tudo faz para instalar em França as melhores indústrias e impede os outros Estados de introduzirem os seus produtos no reino de França.”
Relatório do Embaixador Veneziano na Corte de França (1665-1668)
1.1. Identifica a política económica referida no documento.
1.2. Refere o principal objectivo dessa política.
1.3. Indica as medidas tomadas por Colbert para concretizar esse objectivo.
2. Observa a gravura.
2.1. Completa a gravura, desenhando as balanças em falta e coloca nos pratos I e E em conformidade.
2.2. Identifica a balança que representa o objectivo do mercantilismo.
2.3. Indica o nome do introdutor desta política económica em Portugal.
ESCOLA EB 2,3/S DE ALFÂNDEGA DA FÉ
3º Ciclo: 8º ano
1. Lê o seguinte documento.
“ O objectivo de Colbert é tornar o país mais opulento do que todos os outros, abundante em mercadorias e rico nas artes (indústrias artesanais), sem ter necessidade de coisa alguma e com capacidade para fornecer toda a espécie de coisas aos outros Estados. Por consequência, tudo faz para instalar em França as melhores indústrias e impede os outros Estados de introduzirem os seus produtos no reino de França.”
Relatório do Embaixador Veneziano na Corte de França (1665-1668)
1.1. Identifica a política económica referida no documento.
1.2. Refere o principal objectivo dessa política.
1.3. Indica as medidas tomadas por Colbert para concretizar esse objectivo.
2. Observa a gravura.
2.1. Completa a gravura, desenhando as balanças em falta e coloca nos pratos I e E em conformidade.
2.2. Identifica a balança que representa o objectivo do mercantilismo.
2.3. Indica o nome do introdutor desta política económica em Portugal.
3. Lê documento escrito.
TÍTULO:__________________________
“Não podemos viver todos na mesma condição: é necessário que uns comandem e os outros obedeçam. Os que comandam têm várias categorias ou graus: os soberanos mandam em todos os do seu reino, transmitindo o seu comando aos grandes, os grandes aos pequenos e estes ao povo. E o povo, que obedece a todos eles, está dividido em várias categorias.
No conjunto da sociedade, uns dedicam-se especialmente ao serviço de Deus, outros a defender o Estado pelas armas, outros a alimentá-lo e a mantê-lo pelo exercício da paz. São três ordens, ou estados.”
Charles Loyseau, tratado das Ordens… (1613)
3.1. Identifica as três ordens ou estados a que se refere o documento.
3.2. Dá um título ao documento.
3.3. . Constrói uma pirâmide social do Antigo Regime.
TÍTULO:__________________________
“Não podemos viver todos na mesma condição: é necessário que uns comandem e os outros obedeçam. Os que comandam têm várias categorias ou graus: os soberanos mandam em todos os do seu reino, transmitindo o seu comando aos grandes, os grandes aos pequenos e estes ao povo. E o povo, que obedece a todos eles, está dividido em várias categorias.
No conjunto da sociedade, uns dedicam-se especialmente ao serviço de Deus, outros a defender o Estado pelas armas, outros a alimentá-lo e a mantê-lo pelo exercício da paz. São três ordens, ou estados.”
Charles Loyseau, tratado das Ordens… (1613)
3.1. Identifica as três ordens ou estados a que se refere o documento.
3.2. Dá um título ao documento.
3.3. . Constrói uma pirâmide social do Antigo Regime.
3.4. Completa-a, caracterizando cada um dos grupos sociais representados a partir das frases dadas.
. Detinha o poder executivo, legislativo e judicial.
. Vivia em condições miseráveis e não possuía qualquer privilégio.
.Dedicava-se à vida religiosa.
.Dedicava-se especialmente à guerra.
.Não pagava impostos.
. O seu poder era-lhe concedido por Deus.
. Os mais ricos dedicavam-se essencialmente ao comércio.
. Detinha o poder executivo, legislativo e judicial.
. Vivia em condições miseráveis e não possuía qualquer privilégio.
.Dedicava-se à vida religiosa.
.Dedicava-se especialmente à guerra.
.Não pagava impostos.
. O seu poder era-lhe concedido por Deus.
. Os mais ricos dedicavam-se essencialmente ao comércio.
4. Lê o documento.
TÍTULO:____________________________
“ O trono real, não é trono de um homem, mas o trono do próprio Deus. (…) Os reis (…) são deuses e participam de algum modo da independência divina. O rei vê de mais longe e de mais alto. Deve acreditar-se que ele vê melhor e deve obedecer-se-lhe sem murmurar; porque o murmúrio é uma predisposição para a revolta.”
J.B. Bossuet, bispo de Meaux, século XVII
4.1. Identifica a política régia descrita no documento
4.2. Explica, com base no documento, as principais características desta política.
4.3. Dá um título ao documento.
TÍTULO:____________________________
“ O trono real, não é trono de um homem, mas o trono do próprio Deus. (…) Os reis (…) são deuses e participam de algum modo da independência divina. O rei vê de mais longe e de mais alto. Deve acreditar-se que ele vê melhor e deve obedecer-se-lhe sem murmurar; porque o murmúrio é uma predisposição para a revolta.”
J.B. Bossuet, bispo de Meaux, século XVII
4.1. Identifica a política régia descrita no documento
4.2. Explica, com base no documento, as principais características desta política.
4.3. Dá um título ao documento.
Sem comentários:
Enviar um comentário