quinta-feira, 2 de setembro de 2010

BIOGRAFIA: PROUDHON:SOCIALISMO UTÓPICO: ANARQUISMO

PROUDHON
Pierre-Joseph Proudhon
Filósofo francês (15/1/1809-19/1/1865), um dos principais teóricos do anarquismo. Nasce em Besançon, em família pobre. Sem condições financeiras para freqüentar a escola, estuda sozinho. Aos 18 anos, começa a trabalhar como tipógrafo.
Em 1840 publica o livro O Que É a Propriedade?, no qual observa que ela só causa danos à estrutura social: "A propriedade é um roubo", afirma. Em 1846 lança Filosofia da Miséria. Defende a organização da sociedade sem o controle de nenhuma autoridade imposta, baseada no auxílio mútuo entre as pessoas na esfera da produção e do consumo, com a criação de pequenas associações.
Mudanças sociais, portanto, seriam feitas com base na fraternidade e na cooperação. Sua crítica social conquista grande número de trabalhadores, e em 1848 Proudhon é eleito para a Assembléia Nacional. Participa pouco das atividades parlamentares, mas suas idéias contribuem para a transformação do anarquismo em movimento de massa.
Seus livros mais importantes são Sobre o Princípio Federativo (1863) e Sobre a Capacidade Política das Classes Trabalhadoras (1865). Morre em Paris.
SOCIALISTAS UTÓPICOS: ROBERT OWEN (inglês), SAINT-SIMON, PROUDHON, FOURIER (franceses). SOCIALISMO CIENTÍFICO: KARL MARX E FRIEDRICH ENGELS (alemães) ANARQUISMO: PROUDHON E BAKUNINE (russo) SOCIALISMO REFORMISTA:Defende a ideia de chegar ao poder através do voto. KAUTSKY, EDWARD BERNSTEIN (alemães) e JEAN JAURÉS (francês).

Sem comentários:

Enviar um comentário