quinta-feira, 2 de setembro de 2010

RESUMO DA MATÉRIA

RESUMO
BARROCO versus NEOCLASSICISMO
No século XVII nasceu em Itália um novo estilo artístico, o BARROCO, que veio a difundir-se por toda a Europa, principalmente no Sul, ao longo do século XVIII.

ARQUITETURA
Curvas irracionais (curvas e contracurvas) # Linhas rectas, ângulos rectos
Relações livres das dimensões # Simetrias, proporções matemáticas
Ordem colossal, estende-se por vários andares # Uma ordem por andar
Exagero ornamental # Sobriedade ornamental nas superfícies e planos
Ilusões de óptica utilizando a perspectiva e planos assimétricos e gosto pelo espetacular # Planos simétricos e uso de cúpulas, frontões triangulares
Plantas ovais e em elipse # Plantas em cruz grega
Arquitectos barrocos:
Borromini
Bernini-Italiano
Ludovice
Nicolau Nasoni

ESCULTURA
Sensação do movimento (Movimento) # Imitação da Antiguidade
Volume: exuberância nas formas # Atitudes simples, vestes pendentes
Anjinhos balofos  # Anjinhos sóbrios
Expressões teatrais e expressão de sentimentos através de um dramatismo invulgar  # Sentimentos serenos e calmos
Escultores barrocos:
Bernini-Italiano
Machado de Castro

PINTURA
Tema da vida familiar, vulgar, natureza morta # ema nobre, inspirado na Antiguidade
Composição com numerosas personagens # Composição sóbria, poucas personagens
Atitudes movimentadas e irracionais  # Atitudes calmas e racionais
Paisagens pitorescas, muitas vezes desprovidas de personagens # Paisagens equilibradas e animadas de personagens inspiradas na mitologia
Dramatismo das personagens e cenas # Exatidão de contornos
Contrastes de cor, luz e sombra # Harmonia do colorido nas pinturas
Pintores barrocos:
Rembrandt-holandês
Rubens-flamengo
Velásquez-espanhol
Murillo-espanhol
Vieira Lusitano-português
Pintores neoclássicos:
Jacques Louis David- (francês, 1748-1825):
Dominique Ingres -(francês, 1780-1867)

DECORAÇÃO
Decoração sumptuosa com um horror ao vazio # Decoração sóbria
Voluntariamente abundante, relevos supérfluos #  Sóbria, raramente sai do plano
Uso da Talha Dourada e Uso de Azulejo-barroco


 LITERATURA 
Culto do contraste: o dualismo barroco coloca em contraste a matéria e o espírito, o bem e o mal, Deus e o Diabo, céu e a terra, pureza e o pecado, a alegria e a tristeza, a vida e a morte. Gosto pela grandiosidade: característica comum expressa com o auxilio de hipérboles, ou seja exageros, figura de linguagem que consiste em aumentar exageradamente algo a que se está referindo. 
 MÚSICA
 Nessa época que a música toma grandes proporções e atinge a igualdade. Os ilustres génios dessa arte se sobressaem, tornando-a cada vez mais bela. A partir disso, nascem os ritmos instrumentais, tocados por Antonio Vivaldi, Johann Sebastian Bach, Domenico Scarlatti e outros. A suíte e o concerto surgem juntamente A partir da influência da música barroca, um novo género nasceu: um drama cantado, as notáveis óperas As sonatas são músicas instrumentais que, no Barroco, eram escritas para os músicos solistas de instrumentos de cordas ou sopro, que decorria acompanhada do baixo contínuo – característica criada na música barroca. Diferente das sonatas do Classicismo que eram utilizadas para solos de pianos e normalmente dividida em dois temas iniciais, um desenvolvimento e mais dois temas finais. Os principais músicos da arte barroca foram, na passagem entre o século XVI e XVII, na Alemanha, o ilustre Heinrich Schüz, Samuel Scheidt, Michael Praetorius e outros. No século XVIII, Johann Sebastian Bach – um dos maiores músicos da história, George Friedrich Händel. Na Itália, o violinista Antonio Vivaldi, que criou vários concertos, entre eles, o famoso 'As Quatro Estações'. Ainda na Itália, Claudio Monteverdi, escritor de óperas e 'pai da ópera', foi o responsável pela difusão e popularidade desse género dramático cantado. Outros dois famosos compositores da música barroca são os italianos, Domenico Scarlatti, ícone da música para cravo, e Arcangelo Corelli. A França também revelou alguns artistas na música barroca e foi Jean-Baptiste Lully foi quem levou o género "ópera" para o país. Jean-Philippe Rameau fez algumas obras para cravo e François Couperin foi um autor de peças de teatro de cunho religioso. Em Portugal e no Brasil, a música barroca foi manifestada através de poucos compositores. António José da Silva, conhecido como o Judeu, produziu obras que ganharam as trilhas sonoras de Antonio Teixeira. Os lusitanos, Francisco Antônio de Almeida e João Rodrigues Esteves, desenvolveram o trabalho com as óperas. Carlos Seixas produziu cerca de 700 sonatas, entre elas 'Abertura em Ré Maior', 'Sinfonia em Si bemol Maior' e um 'Concerto para cravo e orquestra em Lá Maior'. clássica é a música composta entre 1750 e 1810, que inclui a música de Haydn, Mozart, Beethoven e outros
BARROCO- Estilo artístico que predominou na Europa do século XVII, até meados do século XVIII (também exportado para a América Latina). É caracterizado por uma liberdade de movimento (curva e contracurva), a par de um fundo dramático e emocional. O exagero ornamental. Os artistas barrocos pretendiam impressionar os fiéis mediante o luxo das construções e a magnificência da decoração (fobia ao vazio).
Leva ao ROCÓCÓ ( barroco final e exagerado)
A exuberante decoração das igrejas barrocas, o luxo dos materiais utilizados e a exaltação das esculturas de figuras religiosas serviam os interesses da Contra-Reforma.
A beleza das igrejas barrocas atraía os fiéis, servindo de instrumento de combate ao Protestantismo.

NEOCLASSICISMO- A corrente seguinte - Estilo artístico que se divulgou na Europa do século XVIII como continuação ou como regresso às características da arte renascentista; na sobriedade e na harmonia das linhas e das formas.


FILOSOFIA
ILUMINISMO:- Corrente filosófica que se desenvolveu na Europa no século XVIII (século das Luzes) e que se caracterizou por uma crítica à autoridade (política e religiosa) e por uma afirmação da liberdade da confiança na RAZÃO e no progresso da ciência como meio de atingir a felicidade humana.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS:
-Primazia da RAZÃO na construção do pensamento
-Defesa do liberalismo político:
Soberania popular (Jean-Jacques Rousseau, no livro “Contrato Social”)
Divisão Tripartida (Montesquieu, no livro “Espírito das Leis” separação e independência dos poderes:
Poder LEGISLATIVO: fazer leis na Assembleia:
Poder EXECUTIVO: aplicar as leis pelo rei e ministros:
Poder JUDICIAL: de julgar-Tribunais
Igualdade dos cidadãos (Rousseau)
- Separação entre a Igreja e o Estado: Tolerância, Liberdade e anticlericalismo (Voltaire no seu livro “Cartas Filosóficas))
Meios difusores dos ideais iluministas:
-ACADEMIAS
-ENCICLOPÉDIAS (Diderot e D´Alembert)
-MAÇONARIA
-CAFÉS
-SALÕES
-ESTANGEIRADOS

CIÊNCIA E TECNOLOGIA-Matematização das ciências
-Método experimental
1ª fase: Observação dos factos (fenómenos)
2ª fase: Levantamento de um problema
3ª fase: Formulação de uma hipótese
4ª fase: Experimentação
Conclusão: LEI
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Inventores e invenções:
Galileu Galilei: Luneta
ISAAC NEWTON: -Movimento dos corpos.-Gravidade
PASCAL e TORRICELLI- Propriedades do ar
HARVEY- Grande circulação do sangue
GALVANI e VOLTA –Pilha
LINEU- Classificação das espécies vegetais e animais
BENJAMIN FRANKLIN- Pára-raios
LAVOISIER- Composições químicas
DESCARTES- filosofia:racionalismo
DENNIS PAPIN: Força do vapor JAMES WATT. Máquina a vapor
BARTOLOMEU GUSMÃO: A Passarola Voadora
IRMÃOS MONTGOLFIER: Balões de ar aquecido-aeróstatos.
-Nova força motriz(VAPOR) –Máquina a vapor de JAMWES WATT-1769)

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