quinta-feira, 2 de setembro de 2010

BIOGRAFIA: HUMANISMO: ERASMO DE ROTERDÃO e THOMAS MORE

ERASMO DE ROTERDÃO
Erasmo de Roterdão,
por Hans Holbein, o Jovem
.
Humanista holandês de expressão latina, Desiderius Erasmus Roterodamus nasceu em 1469, em Roterdão, e veio a falecer em 1536, em Basileia. 
Hostil a qualquer tipo de fanatismo, procurou definir um ideal de tolerância e um retorno à pureza dos antigos costumes. 
Publicou O Elogio da Loucura (1511), Colóquios (1518) e Tratado do Livre Arbítrio (1524).

THOMAS MORE
Escritor e pensador inglês, Thomas More nasceu a 7 de Fevereiro de 1477,
Thomas More by Hans Holbein
em Londres. 
Filho de um juiz proeminente, estudou na Escola de St. Anthony na sua cidade. Enquanto jovem foi pajem do arcebispo Morton, que lhe predisse grandeza.Prosseguiu os seus estudos em Oxford, sob a tutela de Thomas Linacre e de William Grocyn. 
Aí não só estudou Literatura Grega e Latina, como começou a escrever comédias. 
Uma das suas primeiras obras foi uma tradução para inglês da biografia em latim do humanista Picco della Mirandola, impressa em 1510.Por volta de 1494, tornou a Londres para estudar Direito, tornando-se advogado em 1501. Fez intenções de abraçar a vida monástica, mas sentiu-se na obrigação de servir o seu país através da política. Foi eleito para o Parlamento em 1504, altura em que casou pela primeira vez.
Tornou-se amigo de Erasmo, aquando da sua primeira visita a Inglaterra em 1499. 
Trabalharam em conjunto na tradução das obras de Luciano. Erasmo, por ocasião da sua terceira visita ao país, publicou o Encomium Moriae (1509, O Elogio da Loucura), dedicando-o a More.Atraindo a atenção do rei Henrique VIII, foi por diversas vezes enviado pelo monarca em missões diplomáticas ao estrangeiro. 
Em 1516 traduziu a sua obra mais conhecida, Uthopia (A Utopia), do latim para o inglês.
Em 1518 foi nomeado membro do Privy Council e investido cavaleiro em 1521. 
More ajudou o rei a escrever um repúdio às ideias de Martinho Lutero e, ganhando o favor real, foi nomeado orador da Câmara dos Comuns, em 1523, e Conselheiro do Ducado de Lencastre, em 1525. 
Recusando-se apoiar o plano de Henrique VIII para se divorciar de Catarina de Aragão foi, não obstante, elevado ao cargo de Lorde Conselheiro, sendo o primeiro leigo a ocupá-lo.Demitiu-se das suas funções em 1532, alegando razões de saúde, e recusou-se assistir à coroação de Ana Bolena em 1533, facto que desagradou ao monarca. Em 1534 foi acusado de cumplicidade com Elizabeth Barton, uma freira que se opunha ao cisma de Henrique VIII com Roma
.Em Abril de 1534, More recusou-se a pronunciar a Lei da Sucessão e o Juramento de Supremacia, sendo por isso condenado à prisão na Torre de Londres a 17 de Abril. Acusado de traição, foi decapitado a 6 de Julho de 1535. 
As suas últimas palavras teriam sido: "Bom servidor do rei, mas de Deus primeiro." 
Foi beatificado em 1886 e canonizado santo pela Igreja Católica em 1935.

Sem comentários:

Enviar um comentário