quinta-feira, 2 de setembro de 2010

PIRATAS/CORSÁRIOS

Pirata/Corsário:

Francis Drake foi um dos piratas mais temidos do mundo, mas não gostava nada de ser chamado assim.
Para ele, os piratas eram homens sem lei nem rei, enquanto que ele.... era um cavaleiro da rainha! Aliás, ficou conhecido como «Sir» Francis Drake.
Francis Drake ficou conhecido por atacar as embarcações espanholas e portuguesas pelos mares de todo o mundo, sob a protecção da rainha Isabel I de Inglaterra (em guerra com a Espanha).
Chegou a tentar invadir a própria Espanha, destruindo centenas de navios e mandando por água abaixo os planos do rei Filipe II (que também era rei de Portugal na altura) de conquistar a Inglaterra!
Em 1577, começou uma famosa viagem à volta do mundo num barco de nome «Golden Hind» («corça dourada»). A viagem durou mais de três anos!
Durante a viagem à volta do mundo, o pirata ia saqueando os galeões (grandes barcos espanhóis) que se cruzavam no seu caminho. De volta à Inglaterra, em 1580, foi recebido com honras e nomeado cavaleiro.
Quando morreu, foi "enterrado" no mar com sua armadura de ouro e sua lendária espada. Será verdade? Será mentira?
Só ele sabe!

Mundo dos Piratas

Quando pensamos em piratas, imaginamos imediatamente alguém com uma pala num olho, uma perna de pau e uma bandeira negra. Mas também há outra coisa que nos vem à memória: um mundo de aventuras, navios cheios de riquezas, lutas em alto mar e um tesouro escondido numa ilha deserta!
Embora muito do que se conta não passe de lendas, uma coisa é verdade: os piratas existiram mesmo e tornaram-se bastante famosos durante o século XVI, depois da descoberta da América. É que os bandidos queriam ficar com o ouro e prata vindos do novo mundo em galeões espanhóis.
Sabias, que apesar de sempre terem existido piratas, o século XVI ficou conhecido como a Idade de Ouro da Pirataria? Mesmo assim, os piratas não desapareceram, continuam a existir no mar e em terra, mas sob formas totalmente diferentes.
Aliás, na altura existiam dois tipos de piratas. Havia os fora-da-lei, que roubavam todas as embarcações para ficarem com as suas riquezas, ou mesmo só para sobreviver. Depois havia os corsários, que eram pagos por um rei para roubar os navios dos países inimigos. Depois, dividiam o saque com o rei.
Sabias que os corsários chegaram a tornar-se heróis nos seus países de origem? Alguns chegaram mesmo a tornar-se nobres, como aconteceu com o famoso pirata inglês Sir Francis Drake.
Desta forma, se alguns decidiam ser piratas para enriquecer, outros faziam-no como a única maneira de sobreviver. Normalmente eram marinheiros desempregados, ou mesmo bandidos fugidos do seu país. Andavam sempre sujos e mal vestidos, além disso abusavam do rum!

Vida dos Piratas

Muitas vezes passavam fome a bordo dos navios e as doenças provocadas pela má alimentação e sujidade eram constantes. É que naquela época não havia frigoríficos, por isso a comida estragava-se muito depressa. Se o barco saísse da rota, não houvesse vento ou ficasse à deriva por alguns dias, os piratas acabavam a pão e água. Às vezes nem isso!
Sabes como é que os piratas assaltavam os navios? Tinham vários truques: um deles era mascararem-se de mulheres a precisarem de ser salvas, outra era usarem uma bandeira falsa no mastro.
Quando o navio a assaltar se aproximava, os piratas revelavam-se e faziam a abordagem ao navio, depois afundavam-no (ou trocavam de embarcação, se a nova fosse melhor). Para eles, este momento perigoso era o mais divertido de todas as viagens que faziam!
Outra maneira de se divertirem era a pregar partidas uns aos outros e, claro, a beber rum. Cada vez que o navio pirata atravessava a linha do Equador faziam uma grande festa e faziam praxes (partidas especiais de um grupo) aos piratas que nunca a tivessem passado.
O melhor esconderijo para os piratas era o mar das Caraíbas. Para além do tempo lá estar sempre quentinho, está coberto de ilhas desertas, que os piratas aproveitavam para se esconder das autoridades. Diz-se que é aí que escondiam os seus tesouros.
Como sabes, o sonho de todos os piratas era ficar rico. Mas sabias que muito poucos conseguiram essa proeza? É que mal juntavam algum dinheirinho gastavam tudo em bebida! Das lendas que se contam de tesouros escondidos, poucas devem ser verdadeiras...
Sabias que a bandeira dos piratas, negra com uma caveira e dois ossos (tíbias) cruzados, era conhecida como Jolly Roger? E sabias que também houve mulheres piratas como Mary Roberts e Anne Bonny?

Leis Piratas

Manter a ordem num navio cheio de bandidos era muito difícil, por isso existiam as leis piratas. Antes de embarcarem, juravam sobre a Bíblia respeitar as regras do capitão. E ai de quem quebrasse o trato!
É que para além de todos serem muito supersticiosos (não podiam desrespeitar uma jura sobre a Bíblia), os castigos eram muito duros.
Todos obedeciam ao capitão, que era quase sempre escolhido pelos marinheiros. A divisão dos saques era feita antes de partirem e o capitão, o mais corajoso de todos, ficava sempre com a melhor parte.
Sabias que os piratas andavam sempre à procura de outros navios? E o primeiro que gritasse "barco à vista!" ganhava 100 moedas de ouro!
Todos votavam quando uma decisão importante precisava ser tomada e estavam proibidas todas as lutas dentro do navio. Só podia haver duelos entre piratas em terra firme, porque todos faziam falta. Por outro lado, todos tinham que manter as armas sempre limpas e prontas para serem usadas.
Como dependiam todos uns dos outros, a traição era o pior crime entre os piratas. Quem enganasse os seus companheiros era abandonado numa ilha deserta apenas com um garrafão de água, uma arma e pouca pólvora.
Outras punições eram: ficar sem comida ou levar 100 chibatadas com o gato-de-nove-rabos (pedaço de pau com nove nós de corda amarrados na ponta). Mais dura, e quase sempre mortal, era a de serem amarrados a uma corda e arrastados roçando dentro de água por baixo do casco do navio, de uma ponta à outra.
Quem cometia uma falta punida com a morte devia "andar na prancha", que era uma prancha, como o nome diz, que obrigava o culpado, amarrado, a andar nela até saltar para a água. Claro que a ideia não era recolhê-lo e, normalmente, este castigo era feito em águas com tubarões...

Moda dos Piratas

Como deves calcular, nesse tempo os piratas não ligavam muito à roupa, mas todos gostavam de "parecer bem" à frente dos outros. Por isso usavam sempre roupa simples e confortável, bastante colorida e muitos anéis e brincos de ouro, para mostrar que estavam a ficar ricos.
Por seu turno, os capitães dos navios piratas "produziam-se" um bocadinho mais. Gostavam de usar os casacos de veludo e camisas de seda que roubavam.
Usavam também grandes chapéus para se protegerem do sol. Já os outros piratas usavam apenas um lenço colorido. Também há quem diga que o lenço servia para ensopar o suor (ou o sangue) quando havia lutas, de modo a que nada escorresse para os olhos e os atrapalhasse.
Apesar dos piratas não ligarem muito à roupa, os corsários não dispensavam os melhores cuidados. Como eram representantes do seu país achavam que deveriam usar roupas luxuosas e engomadas para se mostrarem.
Assim, estes ladrões oficiais do rei procuravam os melhores alfaiates e abusavam dos bordados, brilhos e rendas!

Sem comentários:

Enviar um comentário