quinta-feira, 2 de setembro de 2010

FICHA FORMATIVA

1. Lê o texto
“ O movimento artístico a que chamámos “Renascimento” nasceu em Itália, em Florença, nas primeiras décadas do século XV.(…) Tais formas da arte renascentista provêm de duas fontes principais: a reutilização, após um intervalo de quase um milénio, das formas características da arte clássica, ou seja, a arte grega e a arte romana; e, ao mesmo tempo, a aplicação de uma nova descoberta técnica: a perspectiva, aquele conjunto de regras de desenho e matemáticas que permitem reproduzir, sobre uma folha de papel (ou qualquer outra superfície plana), (…) o aspecto real dos objectos.”

Flávio Conti, Como Reconhecer a Arte do Renascimento, Edições 70

1.1. Explica, com base no texto, por que razão se costuma designar este período histórico por Renascimento.
1.2. Assinala com V as afirmações verdadeiras e com F as afirmações falsas.
Interesse pela civilização egípcia__
Interesse pela Antiguidade greco-romana__
Espírito crítico__
Dignificação da pessoa humana__
2. Lê com atenção o documento

Título:_____________________________________________

“ No dia 20 de Setembro de 1492, o Papa Alexandre VI nomeou vinte cardeais, (…) entre os quais o seu próprio filho, César Bórgia; e também o filho de Gabriel de Cesarini, irmão do seu genro; e ainda um elemento da família Farnese, parente da bela Júlia, sua amante; e muitos. Graças a estas nomeações, segundo se diz, Alexandre se diz, Alexandre VI recebeu mais de cem mil ducados.”
Stefano Infessura, Diário da Cidade de Roma (século XVI)

2.1. Dá um título ao documento.
2.2. Indica outros motivos que levaram a contestar a Igreja Católica no século XVI.
2.3. Identifica os reformadores.
3. Redige um texto em que empregues as seguintes palavras: Inquisição; Reforma Católica; autos-de-fé; Companhia de Jesus ; Judeus; Índex; Concílio de Trento.

Sem comentários:

Enviar um comentário